A Prefeitura Municipal de Tanque realiza Conferência de Direitos de Crianças e Adolescentes. Prefeitura Municipal de Tanque do Piauí
08/09/2018

Conferência de Direitos de Crianças e Adolescentes.
Fonte: Fabio Medeiros-Folha Oeiras

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Tanque do Piauí  realizou no dia 3 de setembro o I Fórum Comunitário do Selo UNICEF, edição 2017/2020, momento em que foi discutido com todos os presentes a real situação do município, através de dados, em relação ao tratamento dado às crianças e adolescentes e na abertura houve uma apresentação de batuque de latas com as  crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), comandadas pelo maestro Neto Chaves.

O evento foi realizado na Escola Municipal Maria Vieira de Carvalho e contou com a participação de alunos, representantes do Conselho Tutelar, CRAS, Câmara de Vereadores CMDCA, dentre outros.

No Fórum, após a apresentação do diagnóstico das ações voltadas para o público adolescente, foram formados grupos de estudo onde cada um discutiu propostas para melhorar tais ações.

Também na referida escola e com o tema “Proteção Integral, diversidade e enfrentamento das violências”, foi realizado no dia 4 de setembro a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Para a articuladora do Selo UNICEF, Elvira Pereira, o fórum é um espaço democrático onde se discute aquilo é importante para atender de forma eficaz aos adolescentes e traçar metas para tentar minimizar situações de risco.

Os dois eventos foram bastantes participativos. A palestra da Conferência foi proferida pela professora Cristiane Barros que falou sobre o tema central e contou com várias dinâmicas que fizeram a todos os presentes entenderem de forma clara os problemas existentes na sociedade e que põem em risco a proteção de crianças e adolescentes e o que deve ser feito para evitar situações de constrangimento e maus tratos aos jovens.

Após a palestra o público foi dividido em equipes e conduzidos à salas preparadas para que pudessem analisar os temas enviados para cada um e em seguida, depois de uma calorosa e intensa discussão nos grupos as propostas foram apresentas em plenário e aprovados por todos.

A conferência encerrou com a escolha dos delegados que participarão da Conferência Estadual que acontecerá em Teresina no ano de 2019.